quarta-feira, 24 de maio de 2017

Diário Ead : Quanto custa uma graduação à distância ?

Oi Todo mundo! Hoje resolvi falar um pouco mais sobre a Graduação à Distancia

A resposta para esta pergunta não é nada fácil, afinal depende muito da instituição que escolher e o curso desejado, porém é possível fazer uma estimativa.

Um dos motivos de ter escolhido a graduação à distância, foi o custo do curso em relação ao presencial, enquanto o valor regular estava em 599,00 (valor cheio), no curso à distância o valor era 316,50 , com direito à descontos proporcionais de acordo com a data de pagamento, uma diferença de R$ 4.800,00 anuais.

Estrutura para os estudos
Esse é um item que precisa ser pensado com cuidado, apesar de uma estrutura física ser bem interessante para o aproveitamento positivo do estudo, porém uma mesa com espaço para espalhar o material já vai lhe bastar, agora o problema mesmo é o equipamento.

Quando iniciei o curso, meu notebook já dava ar de não dou conta disso e ele só provou que não dava conta mesmo, brincadeiras à parte, achei que não irei influenciar muito o resultado, mas ledo engano, como ele já era velhinho de guerra, volte e meia ele travava se eu abria a plataforma "AVA", os vídeos que rodavam em outra plataforma e por exemplo abriu o Word para fazer anotações, era suficiente para "travar" tudo e ter que fechar algumas telas.

Troquei recentemente por um le novo e em breve falarei mais dele, ainda não me acostumei com o teclado e prefiro usar o mouse à parte em vez de usar o mousepad do teclado, porém auxiliou muito na velocidade que eu assisto as aulas pois posso aproveitar os recursos de maneira mais eficiente.

Internet com boa velocidade, parece obvio, já que o curso é on line, mas juro que já passei por muitos perrengues de deixar para o último dia de postar as atividades e a internet oscilar tanto que algo que era para ser rápido virou tortura, é algo que preciso trabalhar muito ainda, não deixar para a última hora para não passar por sufocos assim, troquei a internet por uma velocidade maior, as oscilações diminuíram muito ( com a antiga operadora era muito maior) mas as vezes ainda ocorre, por isso prevenir é melhor do que chorar o prazo perdido.

Deslocamento para as provas sempre é algo a ser levado em consideração, no meu curso são duas provas e a cidade ainda é próxima, então o custo é baixo, mas se a cidade for bem longe é necessário além do gasto da condução, pode ser necessário o gasto de alimentação e até mesmo de hospedagem.
Livros e Material de estudos.
Uma parte do material é disponibilizado em PDF nas plataformas, além dos vídeos das aulas que podem ser assistidas enquanto está naquele semestre vigente, porém eu sinto falta do acesso a biblioteca, a minha faculdade possui uma biblioteca virtual, com alguns livros que podem ser lidos na própria plataforma, porém para mim não é a mesma coisa. 

Eu ainda não fui atrás para saber se o meu Polo tem Biblioteca Física e se posso usufruir dela, mas confesso que ficar indo até a faculdade só para olhar e não esquecer de devolver o livro é algo que para mim é contramão já que ela é longe.

Estou pensando em comprar alguns livros para estudar, estou pesquisando essa possibilidade, na minha primeira graduação eu quase não li livros da área, além de serem muito escassos, eram muito caros e eu além de não trabalhar na área na época, eu não trabalhava de forma contínua (os famosos bicos) então não podia investir nisso, como hoje o contexto é completamente diferente, penso em criar a minha própria biblioteca de pesquisa, aos poucos, mas isso já é assunto para outro post.


Então esses são alguns itens a serem considerados em relação ao planejamento financeiro de fazer um curso pelo método EAD, no próximo post vou falar mais dos prós e contras na hora de escolher o curso.

Até mais!

Nenhum comentário: