quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Retorno às aulas Ead : O que eu gosto de fazer



                O Segundo semestre parece mais curto do que o primeiro, não sei se é a pressa para acabar o ano, o cansaço ou tudo junto e misturado, pelo menos na minha área, conforme vai chegando ao fim do ano, temos que ter o máximo de trabalho finalizado porque assim que inicia o ano tem uma chuva de declarações a serem entregues (além das declarações mensais que o setor possui).
              
  Este ano esse 3º semestre se iniciou em 09/08 e as últimas atividades serão por volta de 28/11 (provas finais já). Essa semana começam as minhas aulas ead, isso significa que a plataforma com os vídeos e os textos são liberados para os alunos, assim como a agenda pedagógica com as datas das entregas de todas as atividades. Então antes de efetivamente começar "as aulas" gosto de tomar as seguintes providencias:

* Baixo todo o conteúdo em pdf para o meu computador (salvando na pasta do semestre/matérias) e levo esse conteúdo para o google drive, onde deixo todas as matérias até hoje - já aconteceu de não conseguir acessar a plataforma de ensino e no dia que eu tinha livre para estudar, não conseguir por que eu não tinha nada salvo (erro de principiante) a partir desse dia eu comecei a salvar algumas matérias e agora faço isso assim que libera o acesso ao portal, isso também me salva nos dias/locais sem internet, basta acessar o conteúdo básico do pdf e mandar bala.

* Baixo a agenda pedagógica do site e já programo no google calendar e na agenda física (um simples lembrete) das datas de entrega das atividades, porque assim se eu quero sair no sábado e passar o fim de semana todo sem internet e tenho uma atividade para entregar na terça (dia normal da entrega das minhas atividades na faculdade) sei que tenho que durante a semana resolver isso antes.

* Dou uma breve olhada no conteúdo, pode parecer desesperador (no começo era essa a sensação que eu tinha ao imaginar a quantidade de coisas que eu teria que ver ao curto prazo de tempo), mas aprendi a controlar a sensação e hoje eu prefiro saber o que eu estarei vendo de conteúdo programático, até para caso eu queira aproveitar alguma palestra que tenha na região para aprofundar meus conhecimentos.

* Depois de ver as matérias, checo o material que tenho, cadernos, cageds em geral, foi numa dessas que vi que iria precisar de uma nova calculadora e assim tive tempo para pesquisar o melhor preço e não em cima da semana que passaria a usar, memoria externa, bateria, tudo que eu poderei usar ao longo do semestre, isso cria tempo hábil de pesquisar promoções e conseguir preços bons em produtos que eu queira ter ao longo do curso e até me programar quando eu comprarei alguma coisa.
Espero que tenham gostado desse post, tem alguma dúvida sobre o ensino a distância? Manda para mim nos comentários ou por e-mail que eu respondo, se não quiser que eu publique, basta pedir privado que dependendo do caso eu faço post ou respondo por mensagem mesmo.


(Próximos posts da série ead: Meu escritório móvel)

Nenhum comentário: