segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Iniciando os Estudos Independentes Em Contabilidade

O título pode parecer estranho , mas para muitos que trabalham com contabilidade  e desejam ter um conhecimento mais profundo sobre o assunto , é  muito comum se sentir perdido no meio de tantas informações que circulam pela internet. Como iniciar os estudos em Contabilidade quando já se trabalha em algum setor co-relacionado com a profissão?

Ter a sua própria biblioteca pessoal pode ser muito vantajoso, apesar da internet prover muita informação, nem sempre ela pode ser considerado um bom conteúdo, afinal quem nunca encontrou informações que se contradiziam ao tentar achar uma explicação sobre uma lei para uma nova obrigação que entraria em breve em rigor? Além dos livros proporcionarem um índice e uma graduação da dificuldade daquilo que almeja aprender, eles tem um norte da evolução do conteúdo lhe dando uma base naquilo que almeja aprofundar .

Algumas contas no Instagram voltados para o setor contábil e jurídico também pode ser úteis para apresentar conteúdos nos quais não temos muito contato e assim trazer um norte para mais assuntos a serem pesquisados. Afinal a falta de vivencia em determinados setores nos trazem essa defasagem de conhecimento e até um desnorteamento em relação o que pesquisar primeiro, ter em mente um "plano de autodidata" e montar a sua própria universidade pessoal não é fácil, mas se torna  gratificante conforme o aprofundamento  se mostra útil em novas  situações que sempre ocorrem na vida de quem trabalha envolvido com contabilidade

Não sabe nem por onde começar? As perguntas abaixo servem como um levantamento prévio:

- Que informação é potencialmente importante no momento no qual se encontra hoje ? ( Trabalha em qual setor? Deseja mudar de setor e precisa adquirir um conhecimento base para isso?  Qual dos temas chama mais a sua atenção? Qual dos  temas ao fazer uma leitura prévia, sente mais dificuldade para capturar a essência do texto?

Uma boa nessa lista é começar listando brevemente seu conhecimento ou suas funções atuais no serviço, em seguida o cargo que almeja e as necessidades que esse cargo exige, nessa caso, vale  pesquisar em redes de busca de currículos, normalmente  possui uma lista das atribuições desejadas e  assim pode-se  criar uma meta de conhecimento a ser alcançada.

Criar um cronograma de estudos  não significa todos os dias ler e estudar sobre o assunto, manter leituras oficiais diárias é importante, mas dependendo do cargo que ocupa é necessário ter pausar para descansar a mente, em determinadas épocas sempre torna mais puxado os estudos/trabalhar e já adquirir o hábito de ler já é um bom começo. O importante é começar, 20 minutos de atualização pessoal já trazem grandes resultados.


Depois desse breve levantamento  já é possível ter um norte para as pesquisas da área e iniciar a sua universidade pessoal.

Nos próximos posts, irei aprofundar mais sobre o tema em como se tornar auto didata na área contábil.

Nenhum comentário: